Entenda o passo a passo para usar a nova lei e quitar a dívida
Se não sai acordo, conforme a lei, o consumidor pode pedir a instauração de um processo por superendividamento
Empresas e instituições financeiras praticamente passam a ser obrigados a sentar na mesa de negociação com os consumidores inadimplentes, que agora podem usar a Lei do Superendividamento para quitar a dívida. Se não comparecerem à sessão para acordo apresentando condições que facilitem o pagamento, sem justificativa, vão parar no fim da fila do recebimento de créditos.
O mecanismo da lei é um estímulo que poderá gerar impacto substancial no mercado. Segundo estudo da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e do Instituto do Capitalismo Humanista, a celebração de acordos de renegociação de dívidas pode injetar R$ 350 bilhões na economia — valor que deixaria de estar comprometido para o pagamento de dívida.
Se não sai acordo, conforme a lei, o consumidor pode pedir a instauração de um processo por superendividamento. Nesse caso, é o juiz que vai desenhar um plano de pagamento compulsório. É o que se tem chamado de recuperação judicial da pessoa física.
Confira abaixo como é possível usar a nova legislação para quitar a sua dívida e acabar com as cobranças:
Fonte: Valor Econômico
https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2021/07/23/entenda-o-passo-a-passo-para-usar-a-nova-lei-e-quitar-a-divida.ghtml