201808.26
0

Estudo aponta que tributação sobre micro e pequenas empresas no Brasil é a mais pesada

Um estudo promovido pela Sage, multinacional de software, analisou o ambiente de negócios em 11 países. No estudo, foi consideradas as empresas pertinente a todos os regimes de tributação: Simples, lucro presumido ou real.

Segundo o estudo, as PMEs no Brasil são proporcionalmente as mais oneradas pela carga tributária. O cenário agrava-se entre as microempresas, que pagam em impostos o equivalente a 65% de seu lucro, dez pontos percentuais a mais que a segunda colocada Espanha.

Segundo professora do Insper, Juliana Inhasz,  as “pequenas empresas arcam com um custo alto ao entrar no mercado, o que pode inviabilizar o negócio. É algo que desfavorece a economia por dificultar a concorrência”.

Para Linneu de Albuquerque Mello, professor de Direito da FGV Rio, “o sistema tributário deveria ser progressivo na medida do possível: quem ganha menos, paga menos”, ainda segundo ele, “mais da metade da receita tributária no Brasil incide sobre consumo, com impostos regressivos, quando em países desenvolvidos a maior fatia vem da renda.”

Fonte: tributario.net, 23.07.2018, com informações da Folha de S.Paulo