Uso de máscaras passa a ser obrigatório em 40 cidades do Brasil
Dezenas de prefeituras, como de Salvador, têm orientado e até obrigado, nas últimas semanas, o uso de máscaras em vias públicas e locais fechados para evitar o avanço do novo coronavírus no Brasil.
Dezenas de prefeituras, como de Belo Horizonte e Salvador, têm orientado e até obrigado, nas últimas semanas, o uso de máscaras em vias públicas e locais fechados para evitar o avanço do novo coronavírus no Brasil. Dependendo do local, o descumprimento da determinação pode ser punido com multa, sanção administrativa e até cassação de alvará de estabelecimentos.
A medida ganhou impulso após a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, no início deste mês, sobre o uso da peça.
Enquanto algumas localidades apenas recomendam, ao menos 40 gestões municipais de todas as regiões do país publicaram decretos que obrigam parte ou toda a população a utilizar máscaras. As determinações indicam máscaras caseiras a fim de não desabastecer o estoque já reduzido de equipamentos para os profissionais da área da saúde.
Nessa terça-feira (14), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), informou que a prefeitura vai obrigar moradores a usarem máscaras. A determinação será publicada na sexta-feira e o material será fornecido pelo município apenas para a população mais vulnerável.
Já o governo de Mato Grosso exige, desde o início desta semana, o uso da máscara em comércios e serviços, e tem distribuído as peças em locais de aglomeração. O estado de Santa Catarina também adotou a exigência em alguns setores.
A medida envolve municípios de características variadas. Há decretos em regiões fronteiriças, como Foz do Iguaçu (PR) e Uruguaiana (RS) — que exigem o item no transporte coletivo, em comércios e serviços e nos espaços públicos —, assim como em pequenas localidades, como Fortaleza de Minas (MG), de 4 mil habitantes, que determinou multa de R$ 34,83 para quem desrespeitar a norma.
A adesão também envolve municípios maiores, como Vitória da Conquista (BA). Neste caso, a exigência vale apenas para comércios e serviços essenciais, que devem fornecer máscaras aos funcionários. Em Salvador, foi anunciada uma medida semelhante, voltada a trabalhadores de construção civil, limpeza, mercados e postos de gasolina.
Fonte: Estadão Conteúdo
Uso de máscaras passa a ser obrigatório em 40 cidades do Brasil